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Cresce número de PMEs exportadoras: saiba como preparar seu negócio para a internacionalização

07/07/2025
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Em tempos de alta do dólar, abrir espaço no mercado internacional pode ampliar os horizontes do negócio. A internacionalização traz também outros benefícios, como a busca por excelência na qualidade e a otimização de processos produtivos.

Estatísticas que acompanham o desempenho brasileiro desde 2008 mostram que o número de micro e pequenas empresas exportadoras mais que dobrou, passando de 5 mil para 11.469 em 2024. Os dados integram o relatório Exportação e Importação por Porte Fiscal das Empresas, elaborado pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC), publicado em março.

“Temos crescido ano após ano”, ressalta Gustavo Reis Melo, analista de competitividade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Na indústria de transformação [ramo responsável por processar insumos e agregá-los em novos produtos], a produção de alimentos e bebidas tem conquistado cada vez mais espaço”, observa. Artesanato, cosméticos, moda e até itens mais clássicos, como móveis, integram a lista das mercadorias desejadas no exterior, diz ele, e novidades sustentáveis, saudáveis e tipicamente brasileiras têm mais chances de emplacar operações perenes.

Elisabete Donato, gestora do Programa Paulista de Capacitação para Exportação (ExportaSP), executado pela InvestSP (agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo), comenta que a dimensão continental do Brasil dificulta a percepção de que exportar é possível. “Pequenas empresas nascem para atender a cidade em que estão e, se saírem do estado, já estão felizes”, diz. Para mudar esse cenário, a iniciativa já apoiou 1,2 mil empreendedores a transpor as fronteiras nacionais.

Laudemir André Müller, analista de negócios internacionais da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), aponta o fomento à cultura exportadora como um alicerce fundamental para o crescimento do Brasil nos próximos anos. “Cerca de 70% dos negócios a que atendemos são pequenos e médios, e o desafio é mostrar que podem exportar. É preciso pensar produto, câmbio e logística, mas o mercado externo não é para quem quer, e sim para quem se prepara”, enfatiza.

Na busca por novos compradores, vale considerar mercados ainda pouco explorados. Nações da África, por exemplo, demonstram interesse na aquisição de produtos de cooperativas de agricultura familiar, incluindo as ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “Temos um imenso mercado consumidor [naquele continente] que valoriza alimentos naturais, sustentáveis e de qualidade. O Brasil tem muito a oferecer, e as cooperativas representam um modelo de produção que dialoga diretamente com as necessidades desses países”, pontua o presidente da Câmara de Comércio Afro-brasileira (AfroChamber), Rui Mucaje.

Conheça histórias de empreendedores brasileiros que romperam fronteiras e conseguiram carimbar um made in Brazil em seus produtos – mostrando que, com autenticidade, preparo e estratégia, é possível conquistar espaço no cenário global.

Check list para começar a exportar

Planejamento estratégico
☐ Definir objetivos: receita, diversificação, marca
☐ Selecionar destinos com demanda e logística viável
☐ Avaliar capacidade produtiva

Pesquisa de mercado e regulamentação
☐ Identificar barreiras tarifárias e regulatórias
☐ Avaliar concorrência
☐ Verificar exigência de certificações internacionais

Preparação da empresa
☐ Obter habilitação na Receita Federal
☐ Adaptar produto a exigências do país de destino (componentes, embalagem, rotulagem)
☐ Analisar custos: trâmites, tributos, frete, seguro, câmbio

Precificação e estratégia comercial
☐ Calcular preço de exportação, considerando custos logísticos e cambiais
☐ Definir modalidade de pagamento (antecipado, carta de crédito, a prazo)
☐ Determinar incoterms (condições) mais vantajosos

Logística e distribuição
☐ Escolher modal ideal e agente transportador

Prospecção e fechamento de negócios
☐ Participar de feiras e rodadas de negócios
☐ Utilizar marketplaces B2B (Alibaba, Amazon Global, Exporta Fácil)
☐ Firmar parcerias com distribuidores locais

Apoios e financiamentos
☐ Buscar suporte de ApexBrasil, BNDES, Banco do Brasil, CNI e/ou Sebrae
☐ Explorar linhas de crédito e/ou incentivos

Gestão cambial e financeira
☐ Ter estratégias contra oscilações cambiais
☐ Planejar-se para prazos de pagamento internacionais

RAIO-X DO MERCADO DE EXPORTAÇÃO
- 40,5% das empresas exportadoras brasileiras são microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas
- 5.480 empresas brasileiras de pequeno porte exportavam ao fim de 2024; MEIs e microempresas somavam 952
- 19,3% foi o crescimento das exportações brasileiras entre 2022 e 2023, resultando em um superávit recorde


Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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